segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Voltar a ser criança

Confesso hoje ter sido a primeira  vez que assisti " E.T.", claro que já havia visto muitas imagens do filme, mas até então nunca tinha visto por inteiro, posso afirmar como foi maravilhosa a sensação , é como se eu tivesse sido transportada para minha infância, com todas as brincadeiras ingênuas e  amigos invisivéis tivessem me visitado. Eu admiro muito o trabalho de um diretor quando consegue te arremessar para outro mundo, e posso dizer que definitivamente fui lançada para "meu" mundo imaginário de quando era criança.


"E.T." um filme de 1982 do diretor Steven Spielberg mostra que através de uma história infantil se pode construir algo tão belo. Um garoto do sulbúrbio americano Elliot ( Henry Thomas) ,vê seu chamado a aventura quando resolve investigar o barulho de sua garagem, nada mais surpreendente de ver ali um ser de outro planeta, E.T. Elliot com a total falta de preconceito, ingenuidade e carinho leva E.T. para se hospedar em seu quarto. Consequêntemente um laço muito forte de amizade é construída por ambos, ao ponto de sentirem as mesmas coisas. Os irmãos de Elliot, também abraçam a ídeia de um amigo extraterrestre e juntos resolverm ajudá-lo a voltar para seu planeta.


É muito interessante notar certos nuances que o diretor "planta" para o espectador, como a questão do vaso com flores amarelas( Spielberg trabalha muito com as cores principalmente o amarelo) que um determinado momento do filme se transformará em um fator determinante da história. Com relação as cores, na cena da fuga de E.T., Elliot é destaque pela cor de sua camisa, no caso, vermelha.


Spielberg nesse filme com auxílio dos efeitos especiais, construíu um mundo totalmente infantil, em que os adultos têm papel secundário. Isso é notável já no começo da história ,em que os agentes do governo são filmados da cintura para baixo e só no final vê-se o rosto deles.


Definitivamente E.T. é um filme que marcou toda a geração de crianças da década de 80 e até hoje consegue arrancar lágrimas do público, seja pela mensagem de paz, tolêrancia e amizade ou pelo simples fato de mostrar como é encantador voltar a ser criança por duas horas.


Ficha Técnica:
E.T.
Diretor: Steven Spielberg ( 1982-EUA)
Elenco:Henry Thomas, Dree Wallace, Drew Barrymore
Roteiro:Melissa Mathison
Gênero: Aventura
Filme: ótimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário