segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A descontrução de um mundo.

A Guerra Civil Espanhola serve de premissa para muitos filmes, em " A língua das mariposas" esse momento brutal da história espanhola é retratado através dos olhos de uma criança de seis anos Moncho ( Manuel Lozano) e sua relação de amizade e admiração pelo professor  Don Gregorio (Fernando Fernáz Gomez) . A aprendizagem como fonte de prazer , de crescimento e de liberdade como função primeiro da educação são , em síntese, as principais mensagens do filme espanhol.


 Com o desenrolar da história , um outro patamar vai sendo colocado ao expectador, um quadro social e político que define a ascenção do fascismo na Espanha, na qual se aliaram a Igreja Católica, o Exercíto e os grandes donos de terra contra a Frente Popular, formada pelos republicanos, pelos sindicatos, pelos partidos de esquerda e pelos que defendiam a democracia.


O filme mostra uma pacata cidade espanhola antes da ascenção do general Franco e como ela se torna quando este toma o poder. O expectador encara os primeiros dias de aula de Moncho e a importância do professor no processo de desenvolvimento coagnitivo, pessoal, político e social de uma criança. Porém com afirmações como essa " Libertas viroum fortium pectara acuit- a liberdade estímula o espírito dos homens fortes) deixa claro o posicionamento político de Don Gregorio e as consequências que isso vai trazer no decorrer da história.


O diretor José Luis Cuerda soube retratar de uma maneira peculiar o mundo infantil e ingênuo de Moncho e de seu maior admirador Don Gregorio de uma forma cativante, sem deixar de lado as críticas sociais referente a guerra civil espanhola e toda a transformação que o país passou nesse período.


É maravilhosa a cena em que Moncho ao tentar xingar seu professor começa a falar palavras que aprendeu durante as aulas de ciências ao ar livre, no qual perpassa um sentindo ambíguo, ou o garoto diz que não se esquecerá dos ensinamentos ou de que o professor o tenha traído. Um filme bem interessante tanto pelo lado histórico como pela relação de amizade.


Ficha Técnica:
A língua das mariposas - La lengua de las mariposas
Diretor: José Luis Cuerda ( 1999- Espanha)
Elenco: Fernando Fernán Gomez, Manuel Lozano
Roteiro: Rafael Azcona, José Luis Cuerda, Manuel Rivas
Gênero: Drama
Filme: bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário